sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

overdose da CES '10

Bueno companheiros, vocês devem estar acompanhando a Consumer Eletronics Show 2010 ou CES, para o resto de nós. Todos os anos o mega-evento nos mostra o que definitivamente está rolando nos corredores da tecnologia. Um mundo de protótipos, palestras, demonstrações afinal todo mundo quer um pouquinho de atenção depois de tanto trabalho desenvolvendo aquilo que eles acreditam que vai ditar as regras de alguns setores em breve.

Graças ao advento de uma internet com velocidade de transferência satisfatória, eu pude assistir algumas palestras, assim como assisti a do Google e seu superphone no dia anterior ao início da CES. A primeira que tive contato, foi a palestra da Microsoft e seu CEO Steve Ballmer. As esperanças sobre esta era grande, pois algumas horas antes estourou o rumor de que seria anunciado um representante legítimo do conceito Courier, e também pelo lado dos gamers o lançamento do Projeto Natal para o XBOX 360.

Bom, infelizmente nenhuma dessas foi pra frente. Ballmer começou (atrasado, pois houve uma pequena queda de energia, e um dos PCs na frente da platéia apareceu com uma black screen of death! Olha o mal sinal…) fazendo uma introdução de como teria sido o ano de 2009 para a MS (retrospectiva de novo, não!) e parecendo arrastada, a apresentação se manteve por mais de 1h. De novidade que poderá nos afetar aqui no Brasil, um dos apresentadores trouxe a informação que o Projeto Natal sairá até o final de 2010 e uma outra resenha da apresentação você pode ler pelo Zumo.


Já desiludido, no outro dia fui ver a palestra da Palm (Que teve um dos seus principais pontos, vazados na apresentação da operadora Verizon) que mostrou confiança na sua plataforma webOS para dispositivos móveis com um novo update, ofertando novas versões com pequenos e interessante retoques nos seus 2 aparelhos, e abrindo as portas para desenvolvedores de jogos cairem em cima da plataforma, tendo como parceira a EA. É, foi bem melhor que a MS!

A CES continua até o dia 10 de janeiro, e apesar das principais palestras já terem acontecido, existem milhares de gadgets expostos e a cobertura não pára e por isso recomendo aqui o Engadget e o Gizmodo, pra quem quiser acompanhar o que rola por lá até domingo.