quinta-feira, 11 de março de 2010

Joojoo parece querer se antecipar à iPad

hooray infidels!
Lembram do prazo dotado de uma pitada de incerteza feito no lançamento da Apple iPad? Pois é, mais uma vez quando isso acontece, pode esperar um atraso e foi exatamente o aconteceu. Alguns falam que os culpados pelo atraso foram problemas com o sistema operacional, outros culpam mais uma vez o FCC - Sistema de regulamentação americano similar ao nosso "selo da Anatel" para produtos com conectividade sem-fio por exemplo - mas a verdade talvez ninguém nunca saberá.

Enquanto isso, reaparece nos holofotes a tablet JooJoo, que mesmo sendo um produto novo de uma empresa totalmente nova (Fusion Garage) - que mesmo assim, nasceu numa situação bem atribulada, que parece ter funcionando como uma ótima ação de marketing - vem tentar elevar o nível de competição entre esse segmento de tablets. A Joojoo hoje foi aprovada pelo FCC, revelando assim sua configuração que não é muito distante de um outro segmento de dispositíveis móveis. Nela encontramos o velho conhecido Atom N270 formando dupla com o chipset gráfico Ion, da Nvidia, mostrando que a tablet vai poder demonstrar desempenho bastante satisfatório no quesito de vídeos em alta definição (HD).

A Joojoo vem com sistema operacional próprio, que durante o tempo em que ficou ofuscada aproveitou para receber uma bela reforma apresentando uma interface mais amigável ao usuário. Focada nas tarefas corriqueiras como navegação e entretenimento áudio-visual, o mais estranho foi ver uma foto do Windows rodando por lá…

Apesar de trabalhar semelhantemente à iPad, a tablet da Fusion Garage que está no mesmo patamar de preço do modelo mais básico do dispositivo da maçã, tem alguns pontos à favor por dispor de uma tela maior, porém por questões do hardware e alguns softwares utilizados (Flash) a duração da sua bateria pode ser bastante afetada. O foco e determinação da empresa na apresentação do projeto e seu modo de lidar com os pequenos problemas causados logo após, podem ser pontos positivos num mercado ainda muito novo, mas a competição direta com a empresa com nome de fruta deverá ser muito mais desgastante. Suerte!

ps: E a HP e sua… Slate, cadê?
ps2: Imagens retiradas lá do Engadget.com