terça-feira, 13 de abril de 2010

Opera, no iPhone OS

Heey infidels!
Hoje vai ser rápido: é só por causa do Opera Mini que estou aqui. Não, infelizmente ele não traz muitas novidades ao queridinho dos portáteis. Como browser, ele cumpre o que promete e retorna uma visualização de uma página para o usuário. - Só? - É, parece que só.

 O Opera já é um velho conhecido pela sua proposta de ser "o" browser multiplataforma, presente nas mais variadas distribuições Linux até no cançado de guerra Symbian Series 40. E há algum tempo o Opera Mini deu as caras rodando em iPhones / iPods touch em algumas dessas feiras de tecnologia, o que causou uma grande dúvida: será que a Apple deixaria o navegador multiuso ser aprovado no seu criterioso processo de aprovação de aplicativos? E a resposta veio, após alguns dias de espera, o SIM da Apple impressionou alguns.

 A maçã já tinha aberto a porteira para aplicativos com funções de browser há um certo tempo, e o Opera é o primeiro dos grandes à entrar pra festa, e não custando absolutamente nada, seguindo a filosofia da empresa. O fato é que a navegação no novato, é bem aquém do que se espera. O fato é que ele não adciona nada a navegação por dedos, como é feito no iPhone. Para quem adora utilizar os gestos como a "pinça" (pinch-and-zoom) no iPhone, clique duplo para centralizar um determinado texto (devido as dimensões reduzidas de suas telas, para a visualização de algumas páginas da web), e até a rotação do dispositivo utilizando as funções de seu acelerômetro embarcado, pode levar um tempo maior para se acostumar com o Opera, já que esses gestos parecem não cair tão bem nele.

 Outro fator que foi ressaltado na apresentação do nvaegador, foi sua velocidade. Nos testes rápidos que fiz aqui, realmente as páginas são carregadas de uma maneira mais rápida em relação ao Safari Mobile. A técnica de compressão utilizada nos servidores da empresa Opera, ajudam tanto na velocidade quanto no consumo de dados, um fator importante para quem não utiliza plano de dados ilimitados atrelados a sua conta telefônica. Porém a usabilidade do navegador é bem inferior a solução que a Apple nos apresentou no lançamento do seu dispositivo móvel, em meados de 2007. (Estamos em 2010, viu Opera!) Aí em baixo vão algumas imagens de como uma mesma página fica visualizada tanto no Opera Mini 5 quanto no Safari Mobile:

(Brinde! Vejam uma campanha aos moldes da "I'm a Mac", só que... dessa vez como "I'm a Opera Mini(!?)")

Opera Mini:

















Safari Mobile: