domingo, 7 de fevereiro de 2010

bicho maluco, beleza?

É, enquanto uns desfrutam de um maravilhoso festejo tipicamente brasileiro, o carnaval, o mundo continua a girar (ainda bem!) e na semana que vem, mais precisamente entre os dias 15 e 18 de fevereiro, acontecerá a Mobile World Congress lá em Barcelona, Espanha. E DAÍ?

Bom, nem só de iPhone vive o setor móvel de telecomunicações, então o congresso serve para reunir todas as outras fabricantes de tecnologia móvel e apresentar ao mundo no que é que eles tanto trabalham, para fazer a sua, a minha, a nossa vida melhor. Tá, esse ano (até agora) não teremos a presença da gigante finlandesa Nokia no evento, mas já pipocam pela rede alguns rumores do que pode dar as caras por lá.

Particularmente, escolhi falar de outra big player do mercado: a Microsoft. Não, não vai ser o anúncio de vários novos 'Windows Phones' que invadiram o mercado, com aquela versão super meia boca, o WiMo 6.5. A bola da vez é o WiMo 7 Windows phone 7 (é, o mesmo número da versão para os irmãos maiores dos smartphones que vem fazendo o maior sucesso desde o seu lançamento) que a Microsoft há anos vem dizendo que vem pra brigar de verdade, com muita inovação, revolução e etc. Bom, seja o que for, ele tem que ser simplesmente ÓTIMO pois a concorrência não está para brincadeira basta olhar o nível alcançado pelo iPhone OS e o Android, por exemplo. Já vazou informação, como é de praxe e fiz questão de colocar três das prováveis características do sistema:

  • A interface será baseada na interface utilizada no Microsoft ZuneHD, que apesar de não estar na cabeça do povo como seu concorrente de peso iPod touch, fez um trabalho aparentemente (não testei, então…) bom, deixando tudo muito limpo e fácil de usar. 
  • Assim como seu arqui-inimigo, o sistema não permitirá a execução em multi-tarefa. Terá um sistema de pausa na utilização de aplicativo, que ficaria pausado em segundo plano para que se pudesse utilizar outro. Bom, imagine você jogando no ônibus, quando encontra um colega e precisa anotar o número dele na agenda. No iPhone, você teria que fechar o jogo perdendo assim seu progresso. Mas no Windows-suposto-phone 7, seria possível pausar, anotar o número do colega, conversar com ele, e depois ainda voltar ao mesmo instante no seu joguinho. A idéia é boa, não? #fikdik
  • Falando em jogos, haverá uma integração com o XBOX way of gaming, com os achievements e tudo mais, o que tornaria muito mais divertido jogar e deixando bem claro que a Microsoft vai apoiar totalmente os jogos nessa plataforma. Não ache estranho, já que a MS não tem nenhum disposivito de jogos móvel para competir com Nintendo DS e PSP…
É, mais uma vez torcemos pela inovação que tem tudo pra chegar até nós teoricamente e esperar que possamos dessa vez falar, de coração: thanks technology!