quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A força das redes sociais contra a corrupção

O advento das redes sociais transformaram a forma de como as pessoas interagem hoje mas disso tudo já sabemos. O grande toque de mestre foi misturar toda essa interatividade com um assunto que assola o país e que facilita e muito a distribuição de um tipo informação preciosa para o crescimento do Brasil.

O DA SUA CONTA vem com a missão de facilitar a divulgação e discussão de toda e qualquer picaretagem que tenha sido flagrada em todo território nacional. Para tanto ele é dotado de ferramentas como envio de fotos e vídeos (é necessário apresentar alguma prova para a acusação), e com poucos cliques é possível divulgar qualquer esquema ilícito e caso seja necessário, a administração encaminhará a denúncia para o órgão mais adequado.




Na condição de rede social (me parece que a rede foi feita utilizando aquela arquitetura do Ning), quando você se cadastra no site é possível:
  • Editar seu perfil;
  • Participar de um bom e velho fórum;
  • Interagir com outros perfis (existe uma ferramenta que dá presentinhos, ainda que virtuais, a outros usuários. Isso não propicia a corrupção?);
  • Participar de grupos, que funciona como uma comunidade do Orkut.
No geral, a página da rede pode sofrer com o excesso de informação e quando o tamanho da coisa crescer, pode virar muito confuso acompanhar os posts, denúncias, vídeos, etc. Mas o legal é ver uma iniciativa dessas dar certo e aumentar o número de usários participativos, servindo de uma ótima oportunidade de nutrir o Brasil daquilo que mais falta: informação.