quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Sony aos trancos e barrancos no Brasil

Ê Sony, quantos momentos felizes tive com meu Playstation. Digo mais: devo boa parte de minhas habilidades ao volante das tardes tentando dirigir o máximo de carros em Driver 2 e tirando licensas sem fim no Gran Turismo 2. Já não pude transferir para o mundo real aquilo que eu mais queria do virtual: todo o ki obtido em DBZ Ultimate Battle 22 e os dribles e jogadas fantásticas no Winning Eleven.

E o tempo passou, como sempre passa. As coisas mudaram, e eis que em 2009 a Sony entra oficialmente no Brasil. Os momentos de alegria na infância emergiram em mim no dia em que soube do rumor. A esperança de reviver vários daqueles momentos, só que agora dotado de uma gama de tecnologia muito maior: o PS3 voltou a brilhar nos meus sonhos naquele dia.

Então, o anúncio foi feito: "PS2 chega oficialmente no Brasil por R$ 799". É O QUÊ?! Como é possível? Infelizmente a Sony Brasil seguiu a risca a sua estratégia muito bem analizada pelo Gizmodo. O PS2 foi lançado em 1999 e com 10 anos de mercado, é um dos maiores casos de sucesso no mundo dos games e ainda continua recebendo jogos (tem na agenda jogos a ser lançados em 2010!). Tudo bem, parabéns mas o caso é o seguinte:
  • O console tem 10 anos! Não adianta, a Sony tenta forçar mas o PS2 já morreu há algum tempo. Não me entendam mal mas o tempo dele já passou, basta notar quantos títulos foram lançados em 2009 para esta plataforma e quantos foram lançados para os modernos XBOX 360, Wii e PS3.
  • R$ 799!? Não preciso comentar isso.
Todo o sonho indo pro ralo quando, derrepente não mais que derrepente, a Sony anuncia uma queda no preço de jogos oficialmente vendidos por ela no Brasil, tanto de PS2 como PS3. E olha que o preço ficou até competitivo frente a formas alternativas de compra:


Será o começo de uma reação com agressive mode ON por parte da Sony Brasil? Poderei eu voltar a sonhar que as minhas tardes de domingo terão diversão maior que apenas durmir? Ou tudo não passa da maior estratégia "morde e assopra" já adotada nesse país? Saberemos em breve. *muito em breve de preferência, tá Sony?*